quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A HISTÓRIA DA BANDA CABAÇAL

Podemos dizer que Banda Cabaçal, Banda de Pífanos ou apenas Cabaçal é um conjunto instrumental de percussão e sopro formado por um zabumba, uma caixa ,todos feitos de madeira e couro, de bode ou veado, e dois pifes de taboca, soprados vertical ou horizontalmente.
As bandas Cabaçais possuem influências indígenas e africanas, como vimos nos estudos do folclorista cearense J. de Figueiredo Filho, que afirma em um de seus livros que as Cabaçais tiveram origem em meio aos escravos, e completando, o renomado cineasta cearense, Rosemberg Cariry ressalta a forte influência indígena em muitas das execuções musicais,das banda cabaçais. “nas suas marchas de entrada, nas tocatas guerreiras e nas peças que lembram rituais mágicos e totêmicos, tais como o “Baião do Gigante”, “Maribondo”, “Dança do Sapo”, “Caboré”, “Briga do Cachorro com a Onça”, etc.” Confirmado pelo mestre José Lino, o folclorista J. de Figueiredo Filho destaca o aspecto onomatopaico das composições musicais e das danças do zabumbeiros. Nos gêneros apresentado pelas bandas cabaçais, a PIPOCA é um baião que imita o milho pipocando no fogo. MARIBONDO é tão agressivo em notas agudas como as abelhas tão valentes e de ferroadas forte. CACHORRA é como se fosse a cadela a gritar no momento em que estar levando um açoite” No mesmo tempo em que os mestres da Banda Cabaçal fazem as suas apresentações, eles realizam alguns passos coreográficos muitas delas imitativas dos movimentos de animais, alguns típicos do sertão cearense. No “Caboré”, por exemplo, “os instrumentos imitam sons produzidos pela ave, enquanto os membros da Cabaçal desenvolvem uma dança.Ainda assegurados na pesquisa do cineasta Rosemberg Cariry, os movimento executados lembra bastante a realização dos rituais dos antigos índios Cariris, que, com as suas danças, buscavam nos Deuses, a proteção do animal. Finalizando a sua análise sobre as origens das Cabaçais, Cariry é incisivo: “Somos de opinião que as bandas cabaçais, em seu atual estágio, mesclam as diferentes influências dos povos, negros e índios”. Assim, Rosemberg aponta para a circularidade cultural como processo constitutivo das bandas cabaçais existentes na atualidade. Ou seja, as bandas cabaçais são frutos da mistura de elementos culturais diferentes, presentes nas culturas indígena e africana.
Mas as Bandas Cabaçais, não limitam – se apenas as apresentações e danças, pois elas estão diretamente ligadas a religiosidade de suas comunidades de origem. No tocante as festividades alusivas a padroeira do município, desde momento da retirada do Pau da Bandeira em meio as serras da caatinga até o seu batismo, quando a Cabaçal toca em redor do pau da bandeira os benditos católicos referente ao santo, concluindo nas novenas que acontecem por quinze dias.

Nenhum comentário: